6 de fevereiro de 2020

Como emitir passaporte

Como emitir passaporte é dúvida que você pode resolver agorinha. Este post te informa tudo que é preciso. Saiba como iniciar a solicitação, veja onde deve ir e que documentos precisa apresentar.

O Passaporte é exigido em viagens internacionais, independente do meio de transporte que se use. Significa que todos os pretendentes a viagens fora do país, dependerão dele. Não importa como viajem. Embarcando tanto em avião, quanto em navio ou transportes terrestres, terão que tê-lo consigo.

Apesar de brasileiro estar isento deste passe em 9 países da América do Sul, nos outros será preciso portá-lo. Então, você já fica sabendo que se sua viagem for para:  Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Colômbia, Peru ou Venezuela, não precisará incomodar-se em fazer o documento.

O mais importante é estar com tudo organizado para não perder a viagem maravilhosa de seus sonhos. Não estresse, nem entre em pânico, lendo todo o post você já fica de boa. Vai saber todo o passo a passo para não passar aperto na hora de tirar o seu.

Como emitir Passaporte – Saiba mais, antes de fazer o seu

Antes de conversamos sobre como emitir seu passaporte, é interessante conhecer algumas informações sobre este passe internacional.

Saiba que existem 4 tipos de passaporte:

  • O comum: é o que a maioria dos brasileiros usa para viajar para outros países.
  • O de emergência: Este só tem validade de 1 ano
  • O passaporte para estrangeiros
  • Laissez-Passer (este é portado por estrangeiros cujos países não se relacionam diplomaticamente com o Brasil)

Aqui trataremos do passaporte comum. Ele é emitido pela Divisão de Passaporte, segmento da Polícia Federal. A solicitação é feita pela Internet, sendo a  maior parte do procedimento realizado online. Isto facilita bastante as coisas, não é?

Então, vamos lá solicitar o seu.

Como emitir passaporte

Como Emitir Passaporte:

Quais as providências?

A primeira coisa a fazer é verificar se todos os documentos necessários estão à mão. Você vai precisar de:

  • Documento de Identidade: Os documentos aceitos são:  RG ou CNH, Carteira de trabalho ou passaporte anterior.
  • CPF: Caso o número de seu CPF conste na identidade, sua apresentação não será necessária.
  • Certificado de naturalização: se for para cidadão naturalizado no Brasil
  • Certidão de nascimento: Para menores de 12 anos

É com estes documentos que você preencherá a solicitação, portanto, tenha-os à mão. Fique atento a documentação que exige validade, pois tudo deve estar atualizado, na época da apresentação. Além disso, lembre-se de que as fotos devem estar bem visíveis e as informações com seus dados precisam estar legíveis.

Atualmente houve uma simplificação no processo de solicitação. Conforme informação da PF, o Certificado de Reservista e o comprovante de quitação eleitoral e título de eleitor, não precisam mais ser apresentados, bastando que estejam em dia e em ordem.

No decorrer do atendimento é realizada consulta virtual junto aos órgãos competentes para saber se há alguma irregularidade. Só são exigidos se houver algum problema.

Também é preciso levar, no dia marcado para apresentar documentos, o comprovante de pagamento da taxa. (GRU)

Com toda essa documentação reunida, passe para o segundo passo.

Solicitar o Passaporte online

Como já citado acima, quase todo o procedimento é feito pela Internet, no site da Polícia Federal. Ele pode ser acessado diretamente no site clicando aqui.  Após entrar no site, preencha todos os dados pedidos e envie. O formulário é bem fácil, apesar de ser grandinho.

Como emitir passaporte

Resumo Procedimentos – Fonte: Site Polícia Federal

Como pagar a taxa (GRU)

Assim que terminar o preenchimento e você clicar em enviar, será emitido um protocolo e uma guia para pagamento em qualquer banco. Pode ser paga até mesmo em aplicativo de celular.

Outra opção é fazer o pagamento online através de Débito Direto Autorizado, caso você tenha essa funcionalidade em sua conta bancária.

Será preciso esperar pelo menos 1 hora antes de realizar o pagamento, para que o boleto gerado seja registrado no sistema bancário. Dirija-se então ao banco ou faça o pagamento na própria internet ( DDA),  ou em app bancário para celular.

O valor da taxa é de R$257,25. Somente após a compensação deste valor você poderá fazer o agendamento para apresentação de documentos. Ficam disponíveis opções de postos de atendimento em todo o país. Basta escolher o mais próximo ou o que mais lhe convier.

Atendimento Presencial

No dia marcado para o atendimento, compareça no local agendado, munido de documentos.

Sua documentação será conferida, será coletada sua impressão digital e será tirada uma fotografia. Estando tudo correto, em seis dias você poderá retornar a este mesmo posto para pegar seu passaporte.

É possível , no decorrer deste tempo, acompanhar o andamento pelo site da Polícia Federal. Desta forma você não perde tempo, pois conhecerá a data exata em que o documento estará disponível.

Quem pode pegar meu passaporte

Somente você pode pegar o passaporte. Ele é pessoal e intransferível. Só é entregue ao titular e mediante identificação. Mas, não demore a pegar, pois após 90 dias ele é cancelado.

A entrega para menores só é feita, se estiverem junto com o responsável legal. Tanto um quanto o outro devem identificar-se.

Viaje Conectado

Como Emitir Passaporte – Saiba quem pode tirar

Um aspecto interessante e que gera algumas dúvidas é sobre quem está apto a solicitar um passaporte,  para se ausentar do país. Existem realmente alguns casos em que a emissão do documento precisa ser autorizado pela Justiça.

Para fazer um passaporte no Brasil é preciso:

  • Ser cidadão brasileiro ou naturalizado no Brasil
  • Estar em dia com o Serviço Militar ( para homens)
  • Esteja em dia com a Justiça Eleitoral
  • Não esteja envolvido em Processo Judicial
  • Não tenha impedimento da Justiça para solicitação de passaporte.

Muitos acham que dívidas, nome em órgãos de proteção ao crédito por inadimplência ou problemas com a Receita Federal impedem a solicitação do passaporte, porém, só interferem se destes problemas acarretarem impedimento judicial.

Como emitir passaporte

Fonte: Element5 Dgital from Pexels

Conclusão:

Como você pode ver, não há segredos em fazer o passaporte. É rápido e simples.

Agora que sabe como emitir passaporte é fácil, mãos à obra, organize sua  viagem internacional e divirta-se.

Veja também: como funciona o Airbnb?

  • Top