13 de abril de 2019

Monte Verde: Dicas e Roteiro para sua viagem

Monte Verde é um pequeno distrito montanhoso de Camanducaia ao sul de Minas Gerais localizada na serra da Mantiqueira com divisa no estado de São Paulo.

A cidade é puro charme e possui uma influência totalmente europeia em todos os lugares devido aos seus fundadores que vieram da Letônia.

Destacaremos nesse post dicas da cidade e o que fazer em Monte Verde para um roteiro de 2 dias.

O que fazer em Monte Verde

Estrada Fazenda Radical – Monte Verde

Quando ir?

Com um clima de serra tão agradável, Monte Verde é convidativa para ser visitada o ano inteiro.

Se você deseja curtir as baixas temperaturas do inverno, com risco de geadas para curtir uma noite fria na lareira e com fondue, recomendamos essa estação. Além disso nessa época existe o festival de inverno na cidade que acontece geralmente no mês de julho.

No verão, as noites são agradáveis e durante o dia, é possível fazer diversas atividades ao ar livre como trilha e tirolesa. Em Monte Verde também é possível apreciar o Natal Luz que geralmente inicia em meados de novembro e dura todo o mês de dezembro.

Caso deseje curtir o melhor das duas estações, uma boa pedida é visitá-la na primavera ou outono. Para curtir noites mais frias e dias quentes.

Nós já estivemos 3 vezes na cidade (verão, outono e inverno) e sempre que visitamos voltamos com desejo de retornar e tivemos uma experiência diferente em cada uma das estações.

Como eu sempre digo, pode não parecer, mas há bastante opções do que fazer em Monte Verde, nem que seja relaxar em um dos inúmeros hotéis ou fazer um roteiro gastronômico pela cidade.

O que fazer em Monte Verde

Centrinho Monte Verde

Como chegar?

Apesar de ser localizada em Minas Gerais, a cidade fica mais próxima de São Paulo, a aproximadamente 2 horas e 30 minutos, do que da capital mineira Belo Horizonte que fica a aproximadamente 6 horas de viagem.

Para quem vem de São Paulo uma excelente alternativa é seguir pela Fernão Dias até a saída 918 no sentido Camanducaia/Monte Verde.

O que fazer em Monte Verde

Mapa Saindo de São Paulo

Onde se hospedar:

O que não faltam são excelentes opções de hospedagens em Monte Verde, a cidade conta com mais de 200 opções e por ser uma cidade pequena os hotéis e pousadas tiveram que ser criativos nas acomodações e com isso, a grande maioria conta com excelentes suítes com lareira e hidro, além de um farto café da manhã.

Caso deseje realizar uma viagem romântica investir em uma boa pousada deve fazer parte do seu planejamento da viagem.

Pousada Carícia do Vento:

Uma local que amamos e já estivemos duas vezes é a Pousada Carícia do Vento que fica localizada na Rua Parelha, 128 no centro de Monte Verde, bem na entrada da cidade.

A Pousada Carícia do Vento é uma das mais bem avaliadas no Tripadvisor além de uma das melhores 25 pousadas do Brasil e conta com uma suíte tão concorrida que as vezes leva meses para conseguir uma vaga.

Este é o caso da Suíte Oriente, com uma arquitetura super romântica e uma vista incrível. Escolhida especialmente para os casais que desejam celebrar ocasiões especiais, ela deve ser reservada com muita antecedência.

Nós escolhemos a Suíte Oriente para celebrar nosso aniversário de 3 anos de casados.

O que fazer em Monte Verde

Suíte Oriente – Pousada Carícia do Vento

O que fazer em Monte Verde

Suíte Oriente – Pousada Carícia do Vento

A pousada também conta com chalés espalhados pela propriedade e que oferecem uma maior privacidade ao casal. Em outra ocasião nos hospedamos no Chalé Supreme Cristal e amamos.

Apesar de ser um dos chalés mais afastados da entrada da pousada é possível curtir muito o local além de não da vontade de sair.

O que fazer em Monte Verde

Chalé Supreme Cristal – Pousada Carícia do Vento

O que fazer em Monte Verde

Chalé Supreme Cristal – Pousada Carícia do Vento

O café da manhã é um caso de amor à parte. Reserve um tempo sem pressa para apreciar as inúmeras opções do buffet, além de pães de queijo e ovos mexidos quentinhos feito na hora com muito carinho.

O que fazer em Monte Verde

Café da Manhã – Pousada Carícia do Vento

Outro lugar apaixonante que nos hospedamos recentemente foi o Roots Resort, um novo e recém inaugurado resort em Monte Verde, super bem localizado no centro da cidade com uma estrutura incrível!

Ideal para casais e também famílias, vale a pena conhecer.

O que fazer em monte verde

Piscinas Maravilhosas do Roots Resort

o que fazer em monte verde

Cafe da Manhã – Roots Resort

Outras opções de hospedagens:

Onde comer?

A gastronomia local em Monte Verde é um capítulo a parte e que deve ser desfrutada nas mais diversas opções de restaurantes na cidade. Selecionamos 4 dos nossos preferidos para que vocês possam decidir de acordo com suas preferências.

Restaurante Casa do Founde:

Esse é um dos mais famosos restaurantes da cidade e praticamente parada obrigatória para quem quer conhecer um excelente rodízio de fondue.

Um dos melhores rodízios de fondue que já provamos.

O que fazer em Monte Verde

A Casa do Fondue

Restaurante Villa Amarela:

Esse é um dos melhores restaurantes típicos mineiro da cidade e que você não deve deixar de conhecer! Das 3 vezes que estivemos na cidade nós visitamos o local ao menos uma vez.

Aos sábados é servida uma deliciosa feijoada além dos pratos a la carte que você pode escolher no cardápio. Nós curtimos muito a picanha mineira no alho servida no rechaud.

Rasselbock:

Se você curte uma culinária diferente e com influência totalmente alemã o restaurante Rasselbock, que fica localizado dentro do Fazenda Hotel Itapuá é uma boa pedida para um almoço tranquilo e agradável, principalmente devido a beleza do lugar.

O que fazer em Monte Verde

Prato Típico Alemão – Restaurante Rasselbock

Cantina Portale Di Napoli:

A Cantina Portale Di Napoli fica na entrada da cidade e é um famoso restaurante italiano de Monte Verde. Seu prato principal é o Polpettone que é conhecido como o “Polpettoni mais famoso do Brasil”.

Nós provamos e aprovamos, vale a pena conhecer em sua visita pela cidade.

O que fazer em Monte Verde

Famoso Polpettone – Cantina Portale Di Napoli

O que fazer em Monte Verde?

O que fazer em Monte Verde

Passeio de Jeep – Nossa Viagem Turismo

São inúmeras as opções de passeios em Monte Verde, com isso, listamos abaixo algumas opções de o que fazer em Monte Verde e também uma ideia de roteiro de 2 dias pela cidade:

  1. Avenida Principal: curtir um passeio de tarde pela avenida principal da cidade
  2. Realizar alguma das trilhas: Pedra Redonda, Pico do Selado, Chapéu do Bispo, Platô
  3. Fazenda Radical: passeio de quadriciclo
  4. Mega tirolesa
  5. Fazenda Hotel Itapuá: almoço no Rasselbock
  6. Armazéns de queijos na avenida principal
  7. Patinação no gelo
  8. Passeio de jeep
  9. Degustar um delicioso chocolate quente Montanhês
  10. Rodízio de Fondue

Roteiro 2 dias

Chegada

Caso sua viagem seja em um final de semana, programa-se para chegar em Monte Verde na sexta no final do dia e aproveite para conhecer o Restaurante Portale Di Napoli e degustar o delicioso polpettoni do local.

Dia 1

Neste dia, após um delicioso café da manhã mineiro em uma das excelentes opções de pousadas de Monte Verde, aproveite para fazer uma trilha, de nível fácil, até a pedra redonda.

A trilha da pedra redonda possui 900 metros de extensão sendo que na parte final é necessário subir alguns lances de escadas.

A trilha chega até 1900 metros de altitude e é possível ver São Paulo e Minas Gerais. É um passeio muito gostoso e o recomendado é realiza-lo por volta de 10:00 da manhã enquanto o tempo estiver aberto.

Não se esqueça de levar uma roupa leve para caminhada pois como muita gente acha que Monte Verde é somente luxo, acabam não levando roupas para os passeios mais radicais.

O que fazer em Monte Verde

Pedra Redonda – Vista do Alto

Após o passeio retorne a pousada para um banho e aproveite para almoçar no restaurante Rasselbock, que fica dentro do Hotel Fazenda Itapuá a 5 minutos de carro da saída de Monte Verde.

A vista do local é linda e rendem fotos incríveis. Reserve umas 2 horas para curtir o local com calma.

O que fazer em Monte Verde

Vista Hotel Fazenda Itapuá

Durante a tarde, aproveite para passear pela avenida principal de Monte Verde e visitar suas lojas, armazéns de queijo e tomar um delicioso chocolate quente. Para quem ainda tiver energia, vale um passeio até a pista de patinação que fica no final da avenida.

O que fazer em Monte Verde

Vila Europa – Centro de Monte Verde

Finalize o dia curtindo um delicioso rodízio de fondue na famosa Mont Vert – A Casa do Fondue e após curta uma noite agradável na lareira do seu hotel.

Dia 2:

Reserve seu segundo e último dia para realizar um passeio de quadriciclo na Fazenda Radical. A fazenda radical fica a 5 km de Monte Verde em uma estradinha de terra a sua esquerda.

A estrada é linda e merece umas fotos pelo caminho.

O que fazer em Monte Verde

Quadriciclo Estrada Fazenda Radical

O passeio de quadriciclo dura em torno de 1:30 no total (entre treinamento e passeio) então caso ainda tenha energia, que tal descer a mega tirolesa que fica na Fazenda?

A mega tirolesa possui 1km de extensão ou seja, 500 metros para ir e 500 metros para voltar e 70 metros de altura.

O que fazer em Monte Verde

Mega Tirolesa – Monte Verde

Esse é daquelas passeios mega aventureiros mas que valem a pena. Realizamos nessa última ida a cidade e amamos.

Após uma manhã radical, aproveite para almoçar no restaurante Villa Amarela quase na saída da cidade antes de partir para casa.

Final de tarde, hora de voltar para casa e com gostinho de quero mais nessa cidade maravilhosa.

Esperamos que tenham gostado dessas dicas e se gostou, deixe seu comentário.

Abraços,

Aline Borges

Reserve aqui pelo blog

  • Top