13 de abril de 2019

Monte Verde: Dicas e Roteiro para sua viagem

Monte Verde é um pequeno distrito montanhoso de Camanducaia ao sul de Minas Gerais localizada na serra da Mantiqueira com divisa no estado de São Paulo.

A cidade é puro charme e possui uma influência totalmente europeia em todos os lugares devido aos seus fundadores que vieram da Letônia.

Destacaremos nesse post dicas da cidade e o que fazer em Monte Verde para um roteiro de 2 dias.

O que fazer em Monte Verde

Estrada Fazenda Radical – Monte Verde

Quando ir?

Com um clima de serra tão agradável, Monte Verde é convidativa para ser visitada o ano inteiro.

Se você deseja curtir as baixas temperaturas do inverno, com risco de geadas para curtir uma noite fria na lareira e com fondue, recomendamos essa estação. Além disso nessa época existe o festival de inverno na cidade que acontece geralmente no mês de julho.

No verão, as noites são agradáveis e durante o dia, é possível fazer diversas atividades ao ar livre como trilha e tirolesa. Em Monte Verde também é possível apreciar o Natal Luz que geralmente inicia em meados de novembro e dura todo o mês de dezembro.

Caso deseje curtir o melhor das duas estações, uma boa pedida é visitá-la na primavera ou outono. Para curtir noites mais frias e dias quentes.

Nós já estivemos 3 vezes na cidade (verão, outono e inverno) e sempre que visitamos voltamos com desejo de retornar e tivemos uma experiência diferente em cada uma das estações.

O que fazer em Monte Verde

Centrinho Monte Verde

Como chegar?

Apesar de ser localizada em Minas Gerais, a cidade fica mais próxima de São Paulo, a aproximadamente 2 horas e 30 minutos, do que da capital mineira Belo Horizonte que fica a aproximadamente 6 horas de viagem.

Para quem vem de São Paulo uma excelente alternativa é seguir pela Fernão Dias até a saída 918 no sentido Camanducaia/Monte Verde.

O que fazer em Monte Verde

Mapa Saindo de São Paulo

Onde se hospedar:

O que não faltam são excelentes opções de hospedagens em Monte Verde, a cidade conta com mais de 200 opções e por ser uma cidade pequena os hotéis e pousadas tiveram que ser criativos nas acomodações e com isso, a grande maioria conta com excelentes suítes com lareira e hidro, além de um farto café da manhã.

Caso deseje realizar uma viagem romântica investir em uma boa pousada deve fazer parte do seu planejamento da viagem.

Pousada Carícia do Vento:

Uma local que amamos e já estivemos duas vezes é a Pousada Carícia do Vento que fica localizada na Rua Parelha, 128 no centro de Monte Verde, bem na entrada da cidade.

A Pousada Carícia do Vento é uma das mais bem avaliadas no Tripadvisor além de uma das melhores 25 pousadas do Brasil e conta com uma suíte tão concorrida que as vezes leva meses para conseguir uma vaga.

Este é o caso da Suíte Oriente, com uma arquitetura super romântica e uma vista incrível. Escolhida especialmente para os casais que desejam celebrar ocasiões especiais, ela deve ser reservada com muita antecedência.

Nós escolhemos a Suíte Oriente para celebrar nosso aniversário de 3 anos de casados.

O que fazer em Monte Verde

Suíte Oriente – Pousada Carícia do Vento

O que fazer em Monte Verde

Suíte Oriente – Pousada Carícia do Vento

A pousada também conta com chalés espalhados pela propriedade e que oferecem uma maior privacidade ao casal. Em outra ocasião nos hospedamos no Chalé Supreme Cristal e amamos.

Apesar de ser um dos chalés mais afastados da entrada da pousada é possível curtir muito o local além de não da vontade de sair.

O que fazer em Monte Verde

Chalé Supreme Cristal – Pousada Carícia do Vento

O que fazer em Monte Verde

Chalé Supreme Cristal – Pousada Carícia do Vento

O café da manhã é um caso de amor à parte. Reserve um tempo sem pressa para apreciar as inúmeras opções do buffet, além de pães de queijo e ovos mexidos quentinhos feito na hora com muito carinho.

O que fazer em Monte Verde

Café da Manhã – Pousada Carícia do Vento

Outras opções de hospedagens:

Onde comer?

A gastronomia local em Monte Verde é um capítulo a parte e que deve ser desfrutada nas mais diversas opções de restaurantes na cidade. Selecionamos 4 dos nossos preferidos para que vocês possam decidir de acordo com suas preferências.

Restaurante Casa do Founde:

Esse é um dos mais famosos restaurantes da cidade e praticamente parada obrigatória para quem quer conhecer um excelente rodízio de fondue.

Um dos melhores rodízios de fondue que já provamos.

O que fazer em Monte Verde

A Casa do Fondue

Restaurante Villa Amarela:

Esse é um dos melhores restaurantes típicos mineiro da cidade e que você não deve deixar de conhecer! Das 3 vezes que estivemos na cidade nós visitamos o local ao menos uma vez.

Aos sábados é servida uma deliciosa feijoada além dos pratos a la carte que você pode escolher no cardápio. Nós curtimos muito a picanha mineira no alho servida no rechaud.

Rasselbock:

Se você curte uma culinária diferente e com influência totalmente alemã o restaurante Rasselbock, que fica localizado dentro do Fazenda Hotel Itapuá é uma boa pedida para um almoço tranquilo e agradável, principalmente devido a beleza do lugar.

O que fazer em Monte Verde

Prato Típico Alemão – Restaurante Rasselbock

Cantina Portale Di Napoli:

A Cantina Portale Di Napoli fica na entrada da cidade e é um famoso restaurante italiano de Monte Verde. Seu prato principal é o Polpettone que é conhecido como o “Polpettoni mais famoso do Brasil”.

Nós provamos e aprovamos, vale a pena conhecer em sua visita pela cidade.

O que fazer em Monte Verde

Famoso Polpettone – Cantina Portale Di Napoli

O que fazer?

O que fazer em Monte Verde

Passeio de Jeep – Nossa Viagem Turismo

São inúmeras as opções de passeios em Monte Verde, com isso, listamos abaixo algumas opções de o que fazer em Monte Verde e também uma ideia de roteiro de 2 dias pela cidade:

  1. Avenida Principal: curtir um passeio de tarde pela avenida principal da cidade
  2. Realizar alguma das trilhas: Pedra Redonda, Pico do Selado, Chapéu do Bispo, Platô
  3. Fazenda Radical: passeio de quadriciclo
  4. Mega tirolesa
  5. Fazenda Hotel Itapuá: almoço no Rasselbock
  6. Armazéns de queijos na avenida principal
  7. Patinação no gelo
  8. Passeio de jeep
  9. Degustar um delicioso chocolate quente Montanhês
  10. Rodízio de Fondue

Roteiro 2 dias

Chegada

Caso sua viagem seja em um final de semana, programa-se para chegar em Monte Verde na sexta no final do dia e aproveite para conhecer o Restaurante Portale Di Napoli e degustar o delicioso polpettoni do local.

Dia 1

Neste dia, após um delicioso café da manhã mineiro em uma das excelentes opções de pousadas de Monte Verde, aproveite para fazer uma trilha, de nível fácil, até a pedra redonda.

A trilha da pedra redonda possui 900 metros de extensão sendo que na parte final é necessário subir alguns lances de escadas.

A trilha chega até 1900 metros de altitude e é possível ver São Paulo e Minas Gerais. É um passeio muito gostoso e o recomendado é realiza-lo por volta de 10:00 da manhã enquanto o tempo estiver aberto.

Não se esqueça de levar uma roupa leve para caminhada pois como muita gente acha que Monte Verde é somente luxo, acabam não levando roupas para os passeios mais radicais.

O que fazer em Monte Verde

Pedra Redonda – Vista do Alto

Após o passeio retorne a pousada para um banho e aproveite para almoçar no restaurante Rasselbock, que fica dentro do Hotel Fazenda Itapuá a 5 minutos de carro da saída de Monte Verde.

A vista do local é linda e rendem fotos incríveis. Reserve umas 2 horas para curtir o local com calma.

O que fazer em Monte Verde

Vista Hotel Fazenda Itapuá

Durante a tarde, aproveite para passear pela avenida principal de Monte Verde e visitar suas lojas, armazéns de queijo e tomar um delicioso chocolate quente. Para quem ainda tiver energia, vale um passeio até a pista de patinação que fica no final da avenida.

O que fazer em Monte Verde

Vila Europa – Centro de Monte Verde

Finalize o dia curtindo um delicioso rodízio de fondue na famosa Mont Vert – A Casa do Fondue e após curta uma noite agradável na lareira do seu hotel.

Dia 2:

Reserve seu segundo e último dia para realizar um passeio de quadriciclo na Fazenda Radical. A fazenda radical fica a 5 km de Monte Verde em uma estradinha de terra a sua esquerda.

A estrada é linda e merece umas fotos pelo caminho.

O que fazer em Monte Verde

Quadriciclo Estrada Fazenda Radical

O passeio de quadriciclo dura em torno de 1:30 no total (entre treinamento e passeio) então caso ainda tenha energia, que tal descer a mega tirolesa que fica na Fazenda?

A mega tirolesa possui 1km de extensão ou seja, 500 metros para ir e 500 metros para voltar e 70 metros de altura.

O que fazer em Monte Verde

Mega Tirolesa – Monte Verde

Esse é daquelas passeios mega aventureiros mas que valem a pena. Realizamos nessa última ida a cidade e amamos.

Após uma manhã radical, aproveite para almoçar no restaurante Villa Amarela quase na saída da cidade antes de partir para casa.

Final de tarde, hora de voltar para casa e com gostinho de quero mais nessa cidade maravilhosa.

Esperamos que tenham gostado dessas dicas e se gostou, deixe seu comentário.

Abraços,

Aline Borges

  • Instagram has returned invalid data.
  • Top