10 de abril de 2019

Roteiro 10 dias pelo Peru: Cusco, Machu Picchu, Palccoyo, Huaraz e Lima

Quem nunca sonhou em conhecer Machu Picchu? Quando falamos no Peru, sempre vem a nossa mente o clássico roteiro de Cusco, Machu Picchu e Lima. Porém, o Peru é um país incrível, cheio de historia, cultura e vai muito além dessas 3 cidades.

Nesse roteiro,  vamos trazer nossa experiência completa de 10 dias pelo Peru e acreditem: já queremos voltar pois tem muita coisa para ver e conhecer.

Roteiro 10 dias Peru

Machu Picchu – Nosso roteiro de 10 dias

Quando ir ao Peru?

No Peru as estações são muito bem definidas: verão e inverno. Os dias mais quentes e ensolarados vão de dezembro a março, porém nesta época existe uma maior probabilidade de chuvas.

Se você deseja conhecer Lima e Machu Picchu em um mesmo roteiro ao Peru (como fizemos), o ideal é conhecê-lo entre abril e setembro, já no inverno, apesar das temperaturas mais baixas, quase não chove e é ideal para conhecer os sítios arqueológicos.

Essa foi a opção escolhida por nós no nosso roteiro de 10 dias pelo peru e pegamos dias claros e de muito sol.

Como chegar?

Peru está a apenas 4 horas e meia de distância de São Paulo e há voos diretos diariamente para sua capital, Lima.

De Lima partem os demais voos para outras cidades, como Cusco, caso seu roteiro inclua essa maravilhosa cidade histórica. E é de Cusco, que inicia o caminho para chegar em Machu Picchu, como explicamos aqui.

Em Lima também partem diversos ônibus para demais cidades do país, que foi o nosso caso, quando decidimos conhecer a rota Lima-Huaraz para conhecer o Parque Nacional Llanganuco.

Precisa de Visto?

Viajar pela América do Sul é muito fácil, pois desde que foi assinado o tratado do Mercosul em 1991, inicialmente pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e logo depois os demais países também aderiram e hoje nós brasileiros não precisamos de visto nem passaporte para viajar pelos países da América do Sul.

Apenas o RG emitido nos últimos 10 anos é o suficiente para viajar por esses países. Isso nos ajuda muito a realizar viagens internacionais, certo? 🙂

Roteiro Peru

Ruínas Machu Picchu

Como se locomover?

O Peru é um país em que não há necessidade de aluguel de carro, pois a maioria dos passeios serão realizados com agências especializadas. E este é o mais recomendável, devido as estradas serem com muitas curvas muitas vezes.

Em algumas ocasiões, o mais comum será utilizar trem ou até mesmo ônibus, que é o caso para chegar em Machu Picchu, onde detalhamos todo o caminho necessário aqui.

Quantos dias ficar?

O Peru está tão perto do Brasil, a apenas 4 horas de distância de São Paulo que é o destino que pode ser visitado até mesmo em feriados prolongados.

Neste caso, acreditamos que o mínimo para ficar no país seja 4 dias, mas com a consciência de que não será possível fazer todos os roteiros.

Porém, levando em consideração a quantidade de locais para conhecer e visitar no país, recomendamos um roteiro de no mínimo 8 a 10 dias pelo Peru. Conforme mencionamos, nós passamos 10 dias e alguns locais que gostaríamos de ter conhecido ficaram para outras oportunidades.

Como evitar o mal de altitude?

Sempre que estamos planejando um roteiro pelo Peru ouvimos falar no mal de altitude ou Soroche, mas o que é isso afinal?

O mal de altitude é causado em organismos não adaptados com a altura devido ao ar rarefeito, muito comum em locais de altitude elevada, como algumas regiões do Peru.

Em Lima por exemplo, isto não acontece pois a cidade encontra-se no mesmo nível do mar.

Alguns dos sintomas do mal de altitude são: falta de ar, fadiga, dor no peito e palpitação. Com isto, daremos alguns dicas para evitar este mal:

  • Separe no mínimo 1 a 2 dias para seu corpo se aclimatar em Cusco, isso é muito importante.
  • Beba muita água. Normalmente devemos beber 2 litros por dia, para evitar o Soroche, o recomendado é que seja o dobro que isto.
  • Tome chá de folha de coca, pois ajuda muito e pode ser encontrado na maioria dos lugares, inclusive nas pousadas.
  • Movimente-se devagar pois uma caminhada mais densa já nos deixa ofegantes.
  • Em alguns caso, pode ser necessário utilizar um remédio chamado Sorojchi Pills para passar os enjoos.

E o mais importante: respeite seu corpo e o tempo que ele necessitar para se acostumar ao local. Se for necessário, separe mais um dia em seu roteiro para não ter pressa em adaptação.

Roteiro peru

Salineras de Maras

Roteiro 10 dias pelo Peru

  1. Chegada Cusco
  2. Salineras de Maras, Moray e Pisac
  3. Ollantaytambo e Águas Calientes
  4. Machu Picchu
  5. Cusco
  6. Palccoyo Rainbow Moutain
  7. Huaraz
  8. Huaraz
  9. Huaraz
  10. Lima

Dia 1: Aclimatação Pousada, Plaza de armas e fechar passeios

Saímos do Brasil dia 12/09 voando Latam às 07:40 da manha após um overbooking no nosso voo original na madrugada anterior. Chegamos em Cusco por volta das 15:00, como falamos acima, é super importante fazer uma boa aclimatação para evitar o mal da altitude.

Fomos direto para o Hotel Encantada Casa Boutique SPA onde nos hospedamos, para podermos descansar e saímos a noite apenas para fechar nossos passeios, retornamos rapidamente e jantamos na própria pousada.

Roteiro 10 dias Peru

Encantada Casa Boutique Spa Hotel

Dia 2: ATV tour Salineras de Maras, Moray e Pisac

Neste dia fizemos um passeio de quadriciclo pelo Vale sagrado, nas Salineras de Maras e Moray e retornamos a Cusco, almoçamos no restaurante Inka Grill e seguimos para Pisac. Detalhamos melhor esse dia aqui.

Roteiro 10 dias Peru

Ruínas Pisac

Dia 3: Ollantaytambo e Águas Calientes

Muita gente opta por conhecer Ollantaytambo na correria dos tours que finalizam na cidade no final do dia. Considero, na minha humilde opinião, um grande erro.

E como aqui prezamos por passar nossas experiências reais e o que funcionou para nós, se puder dar um conselho diria: separe um tempinho para Ollantaytambo, pode ser meio período, um dia ou até dois pois acredite: tem muito o que se ver no local.

Neste dia, optamos por sair cedo do hotel Soy Y Luna que estávamos hospedados em Urubamba (contamos sobre o hotel aqui) e partir para Ollantytambo que fica há 30 minutos dali. Curtimos uma manhã na cidade e partimos para a estação de trem para seguirmos rumo ao nosso destino final: Águas Calientes.

Roteiro 10 dias Peru

Trem para Águas Calientes

Ao chegarmos em Águas Calientes, nos hospedamos no charmoso Jaya Machupicchu Hotel, que é super bem localizado e ainda preparam um delicioso café da manhã para viagem para os hospedes que saem cedo para subir até as ruínas.

Jaya Machupicchu Hotel

Jaya Machupicchu Hotel

Dia 4: Machu Picchu

O tão sonhado grande dia de conhecer as ruínas perdidas de Machu Picchu. Foi melhor do que imaginamos, acordamos às 03 da manhã e parece que vivemos um sonho. O dia todo foi reservado para o passeio e retorno a Cusco no final do dia.

Contamos todos os detalhe de como chegar em Machu Picchu aqui.

Roteiro 10 dias Peru

Machu Picchu

Dia 5: Dia livre em Cusco

Sempre buscamos ter um descanso e outro entres dias corridos de viagens, como optamos por nos hospedar em um Airbnb no retorno de Machu Picchu, decidimos acordar com mais tranquilidade e curtir um dia turístico em Cusco.

Neste dia tomamos um delicioso café da manhã no Cicciolina, andamos pelo bairro San Blas, fomos ao Museu Inka, Plaza de Armas, Catedral de Cusco e ao Mercado Central de San Pedro.

O restaurante Cicciolina nos agradou tanto que retornamos para almoçar por lá.

Roteiro 10 dias peru

Restaurante Cicciolina

Nós amamos as experiências com o AirBnb. Caso nunca tenha se hospedado, temos cupom de R$130,00 de desconto aqui.

Dia 6: Palccoyo Rainbow Mountain

Você já ouviu falar nas montanhas coloridas? Se eu te falar que tem mais de uma no Peru e menos “badalada”.

Vocês sabem que amamos buscar novas opções de roteiros para vocês e após pesquisar muito opções para conhecer as montanhas coloridas, fomos surpreendidos pela Palccoyo Rainbow Mountain e optamos por conhecer essa montanha.

Roteiro 10 dias Peru

Caminho da Palccoyo Rainbown Mountain

Dia 7: Perdido no aeroporto de Lima

Na noite anterior a este dia, tivemos um voo cancelado para Lima, com isto, perdemos o nosso ônibus que partiria para Huaraz naquele dia. Infelizmente não conseguimos ser acomodados em um voo para Cusco de noite, para aproveitar mais um dia na cidade e tivemos que partir para Lima as 11:30 da manha.

Conclusão: no aeroporto não possui local para guardar as bagagens e tivemos que passar o dia no aeroporto até o horário do nosso novo ônibus para Huaraz.

Porém, no nosso roteiro de 10 dias pelo Peru, este seria um dia para realizar mais um passeio por Huaraz, totalizando 3 dias de trilhas. O que neste caso, consideramos um número ideal para quem vai ser locomover até a região.

Dia 8: Vale Llanganuco

Chegamos em Huaraz por volta do meio dia, pois essa viagem foi repleta de aventuras e emoção. Além de todo o estresse passado devido ao voo cancelado, dia no aeroporto, acreditem: nosso ônibus quebrou na beira da estrada e ficamos mais de 3 horas aguardando um ônibus reserva!

Acredito que muitas coisas acontecem na nossa vida para nos ensinar algo ou para crescermos, nessa viagem passamos por muitos perrengues, que poderia simplesmente ocultá-los aqui e mostrar apenas um mundo de “flores”, mas a realidade não foi essa.

Nunca passamos tantos contra-tempos em toda nossa vida de viajante, mas podemos dizer que o Peru nos transformou e nos mostrou que não temos o controle de nada, mesmo para os mais planejados possíveis durante uma viagem.

Como sempre digo, o segredo é: vamos ser feliz e fazer do limão uma bela limonada.

Roteiro Peru

Roteiro Peru – Vale Llanganuco

Mesmo cansados, chegamos no hotel, trocamos de roupa, pegamos nossos lanches e corremos para fazer a trilha do Llanganuco Lakes que é a porta de entrada para quem deseja visitar o Parque Nacional Llanganuco.

Roteiro 10 dias Peru

Vale Llanganuco

Dia 9: Laguna 69 e retorno a Lima

Confesso que contar a experiência desse dia tem uma mistura de aventura, superação e uma leva tristeza, digo tristeza pois foi na Laguna 69 que aconteceu conosco o que provavelmente já aconteceu ou um dia acontecerá com todo mundo que pilota drone: perdemos o nosso em uma rocha no alto da Laguna.

Roteiro 10 dias Peru

Trilha Laguna 69

Neste dia fizemos essa trilha da Laguna 69, uma das mais difíceis e ao mesmo tempo, lindas que já realizamos. Foram 14km de caminhada até chegar a Laguna.

Roteiro Peru - Laguna 69

Roteiro Peru – Laguna 69

Após a trilha, tomamos um banho e retornamos a Lima de ônibus na madrugada.

Dia 10: Lima

Dia de conhecer a capital do Peru, como estávamos bem cansados dos dias anteriores em Huaraz, aproveitamos a manhã para dormir no nosso Airbnb, tomar um belo café da manhã e sair somente quando o corpo estivesse pronto.

Iniciamos nosso dia pelo Parque Kennedy de onde seguimos a pé até Miraflores, onde passamos no parque do Amor e apreciamos as incríveis falésias da praia de Miraflores.

Roteiro Peru

Lima – Miraflores

Como contamos neste post, seguimos para almoçar no restaurante Pescados Capitales.

Após nosso almoço, fomos conhecer o Shopping Larcomar e aproveitamos para provar umas deliciosas Palletas que são vendidas a céu aberto. Curtimos um pouco do dia que estava lindo e decidimos seguir para umas compras.

Pegamos um táxi até o Polvos Azules, que é uma espécie de 25 de março onde são vendidos roupas de excelentes qualidades com algodão peruano, porém não são marca. Decidimos conhecer e fazer uma comprinhas.

Como não pretendíamos demorar, pedimos para o taxista nos esperar por 1 hora e 30 minutos e após as compras, fomos jantar no Restaurante Osaka, onde contamos nossa experiência aqui e de lá partimos de volta ao nosso apartamento.

Conclusão

Esse foi nosso roteiro de 10 dias pelo Peru, esperamos que tenham gostado e se inspirado a conhecer esse país mágico. Apesar de todos os perrengues, pretendemos um dia voltar ao Peru.

Se você curtiu esse roteiro, reserve suas hospedagens conosco pelo Booking.com, assim nos ajuda a manter o blog. 🙂

Reserve aqui pelo blog

  • Top