10 de março de 2019

Curaçao: Roteiro completo de 6 dias

Um roteiro de férias por Curaçao tem se tornado cada vez mais um destino comum por nós brasileiros.

Um Caribe acessível, com praias magníficas e verdadeiramente “logo ali” devido ao novo voo direto de São Paulo para a ilha, fica impossível não se apaixonar.

Para quem nos segue no Instagram (@checkinspelomundo), acompanhou nossa viagem em janeiro/19 para Curaçao, e viu que curtimos muito.

Mostraremos aqui nosso roteiro de 6 noites em Curaçao e para ajudar ainda mais no seu roteiro, veja nosso guia completo de Curaçao e os 10 lugares imperdíveis para visitar na ilha.

Chegada + Noite de Ano Novo

Chegamos em Curaçao às 17:00, pegamos o carro no próprio aeroporto e seguimos em direção a Willemstad, onde ficamos hospedados na primeira noite.

Optamos por dividir nossa hospedagem em Willemstad e Westpunt conforme explicamos no guia completo de Curaçao.

Ao chegarmos no Scuba Lodge Hotel, para nossa sorte, nosso quarto havia sido ocupado por outra família, com isto, ganhamos um upgrade para um apartamento duplex com cozinha! Começamos o ano sendo exaltados!

Por ser noite de ano novo, muitos restaurantes fecham cedo em Curaçao, por isso sugiro já fazer reserva em algum restaurante e somente depois seguir para a ponte Queen Emma onde ocorre a queima de fogos em Curaçao.

Reservamos nosso jantar assim que chegamos no próprio restaurante do hotel, que é aberto ao público e gostamos tanto que jantamos novamente na última noite na ilha.

O hotel oferece aos hóspedes um “Welcome Drink” que é um delicioso suco tão refrescante que vale a pena provar à beira mar.

Após nos arrumarmos, descemos para jantar e provamos dois pratos deliciosos:

Jantar Scuba Lodge Restaurant

Jantar Scuba Lodge Restaurant

Às 23:00 seguimos a pé por Wellimstad até a Ponte Queen Emma que já estava bem movimentada. Arrumamos um lugar e por ali ficamos até à meia noite quando começa a queima fogos.

Fomos surpreendidos com a festa do país, uma linda e organizada queima de fogos, sem muita muvuca e muitas famílias levam seu cooler com comida para aproveitar a ceia ali mesmo. Vimos apenas um bar aberto onde algumas pessoas estavam sentadas para curtir, acredito que ali deva ter sido necessária uma reserva antecipada.

Como estávamos cansados da viagem, após a queima de fogos retornamos para o hotel para descansarmos e aproveitarmos o dia seguinte.

Dia 1: Hotel, Caracas Bay e Playa Kalki

Dia de ano novo em Curaçao é tradição dos holandeses irem para clubes curtirem o dia na piscina, nesse dia íamos para Jan Thiel, porém a recepcionista do nosso hotel não aconselhou irmos pois disse que estaria muito lotada devido a essa tradição.

Sendo assim, decidimos curtir uma manhã tranquila na piscina do Scuba Lodge Hotel, que por sinal era muito bonita com borda infinita.

Roteiro Curaçao

Piscina Hotel Scuba Lodge

Próximo ao horário do almoço, fizemos checkout no hotel e fomos até Caracas Bay e aproveitamos para fazer snorkel por ali (era uma das praias mais tranquilas do dia).

A praia é pública e excelente para prática de snorkel. Possui um bar onde é possível pedir algumas refeições.

Como seguiríamos para nosso destino final do dia em Westpunt para realizarmos checkin no Airbnb que alugamos, passamos no mercado e fizemos umas compras para abastecer nossa casinha.

Malika Apartments – Airbnb

Por volta das 16:00 estávamos na nossa casa, chamada “Malika Apartments” e que surpresa. Foi a melhor escolha para esses dias de férias. Vivemos uma experiência local e parecia que estávamos em uma ilha deserta, só nossa! Todas as noites chegar na casa e curtir o silêncio e barulho do vento e do mar foi incrível!

Dia 2: Playa Piskado, Playa Forti, Kenepa Grandi, Playa Jeremi e Playa Lagun

Sem duvidas esse foi um dos dias que mais amamos no nosso roteiro em Curaçao! Acordamos tranquilamente na nossa casinha, tomamos café da manhã e há menos de 5 minutos de carro chegamos na Playa Piskado.

A Playa Piskado ou Playa Grandi, é uma das últimas praias de Westpunt onde é possível nadar com tartarugas gigantes livremente e isso é uma experiência incrível.

Contamos no post dos 10 lugares imperdíveis em Curaçao que o horário ideal para chegar na praia e bem cedo, estávamos lá às 9 da manhã e curtimos muito pois ainda estava vazio.

Roteiro Curaçao

Tartarugas gigantes na Playa Piskado

Nadamos muito com as tartarugas, pois bem ao lado do deck elas estão lá, lindas e simpáticas. E sim, consegui meu vídeo com as tartarugas que posteriormente se transformou numa foto.

PS: Nesse mesmo dia, por ser colado no nosso Airbnb, nós voltamos nessa praia no final do dia, e pra nossa supresa estava bem lotada e não aproveitamos tanto quanto de manhã.

Após essa praia seguimos para Playa Forti, bem ao lado da Playa Piskado. Essa praia possui um mirante bem bonito que rendem excelentes fotos. Não chegamos a descer para nadar, pois nossa próxima praia era Kenepa Grandi e já estávamos ansiosos por ela.

Playa Forti Curaçao

Playa Forti Curaçao

Falando em Kenepa Grandi, essa foi a próxima parada: linda, calma e com um azul de tirar o fôlego. Não é à toa que Kenepa Grandi está entre as praias mais lindas de Curaçao.

Ela é uma praia pública e é possível passar o dia sem custo algum. Para alugar cadeiras e guarda sol, paga-se uma taxa de U$5,00 cada item.

Ao lado esquerdo da praia (onde fica o mirante) possui umas pedras largas e os mais corajosos pulam dali direto para o mar.

Roteiro Curaçao

Kenepa Grandi

Se tiver poucos dias, não deixe Kenepa Grandi de fora do seu roteiro em Curaçao.

A próxima parada foi a Praia Jeremi, bem ao lado de Kenepa Grandi, uma praia fofa, sem estrutura e que quem quiser também pode passar o dia. Ela não é das mais conhecidas, porém vale a visita.

Seguimos para Playa Lagun onde paramos para almoço. Essa praia dispensa comentários, pois a Praia Lagun possui uma espécie de canal onde inicia a praia e continua mar adentro. Ela é pequena, tem estrutura, tem também massagens (não fomos ver o preço) e é muito boa para snorkel.

Como podem ver, esse dia foi intenso e lindo! Praias selvagens e lindas nos esperavam. Finalizamos o dia de volta na praia Piskado, onde nadamos mais um pouco e seguimos para o Airbnb.

Dia 3: Visita ao Sea Aquarium, Mambo Beach, Centro (Punda e Otrobanda) e Kokomo Beach

Neste dia fomos conhecer o Sea Aquarium para realizar o nado com golfinhos a convite da Visite Curaçao. Para saber mais como foi nosso passeio, temos um Guia Completo de onde nadar com golfinhos em Curaçao.

Roteiro Curaçao

Sea Aquarium

Após nosso passeio, por volta de 11:00 saímos do aquário e seguimos ali mesmo para conhecer um pouco de Mambo Beach.

Mambo Beach é uma praia artificial e particular, construída pelos hotéis da região. Para utilizar as cadeiras é necessário pagar U$3,50 dólares.

Para quem está com crianças consideramos uma excelente opção, pois possui muita estrutura para que elas possam brincar a vontade.

Como estávamos hospedados perto de praias muito paradisíacas, optamos por não ficar ali, pois queríamos voltar e curtir outros lugares.

Seguimos para um passeio no centro histórico de Punda e Otrobanda onde andamos pelas lojinhas do centro histórico, atravessamos a Ponte Queen Emma até Otrobanda e fomos conhecer o Renaissance Mall & Rif Fort, que é um shopping a céu aberto, com muitas lojinhas e super bonito.

Roteiro Curaçao

Ponte Queen Emma

Roteiro Curaçao

Casinhas Coloridas Punda

Esse é um dos shoppings mais turísticos de Curaçao e no topo possui um ponto de observação da cidade muito bonito.

Roteiro Curaçao

Rif Fort – Curaçao

Após o passeio turístico, por volta das 14:30 era hora de voltar para Westpunt, porém antes, não poderíamos deixar de conhecer a Kokomo Beach, que de tão linda e inusitada, entrou sem dúvidas para as nossas 10 atrações imperdíveis em Curaçao.

A Kokomo Beach fica próximo a famosa Blue Bay Beach e é uma praia particular, porém a entrada e estacionamento são gratuitos e há a nossa disposição cadeiras, guarda sol, um bar e restaurante.

Além disso, a praia possui um deck, uma plataforma em alto mar que é possível ir nadando e um lindo balanço que rendem fotos incríveis.

Roteiro Curaçao

Plataforma no mar – Kokomo Beach

Essa praia foi amor a primeira vista que dá saudades até de lembrar da tarde deliciosa que passamos por lá.

A ideia inicial era ficar apenas um pouco para voltarmos cedo para casa, porém curtimos tanto que ficamos até depois do por do sol, e que por do sol! Um dos mais lindos da ilha.

Kokomo Beach

Após essa finalização incrível de dia, muito realizados, era hora de voltar para nossa casinha, plenos e felizes. Como costumamos fazer quase todas as noites por lá, preparamos nossa janta em casa mesmo e descansamos para o dia seguinte.

Dia 4: Klein Curaçao e Forte

Não se assuste se um dia amanhecer nublado em Curaçao e minutos depois o sol abrir, pois foi assim que iniciou esse dia: nublado e com chuva.

A ilha de Klein Curaçao fica há 28 km a sudeste de Curaçao e é acessível apenas de barco e os mesmos saem da praia de Caracas Bay. É importante realizar sua reserva antecipadamente com as empresas que realizam esse passeio, como: Mermaid Boat Trips e Blue Finn Charters.

Klein Curaçao

Nós estávamos na ilha na semana de ano novo, alguns passeios estavam lotados, e como demoramos muito para fechar acabamos indo com uma empresa que não conhecíamos, nossa guia montou esse passeio para um grupo de brasileiros e lá vamos nós.

Aqui vai minha dica: é mais ou menos 1:30 de barco (dependendo da maré) e algumas vezes a maré está meio brava, por isso a importância de realizar o passeio com uma empresa de confiança.

Estávamos em 9 brasileiros e chegamos a pensar que estrelaríamos: o naufrágio kkkkkkk. Passado o susto, estávamos no paraíso! Que praia minha gente, aliás, que ilha!

Klein Curaçao possui 1,7 km², e na ilha você encontrará o barco que foi naufragado e um forte, que rendem boas fotos.

Klein Curaçao

A maior estrutura é a da Mermaid, mas geralmente as empresas preparam os almoços (churrasco) no barco para servir aos turistas. O valor do passeio está incluso no almoço e custa geralmente U$109,00.

Na ilha você também poderá ter a sorte de nadar com lindas tartarugas, nós não nadamos, pois aproveitamos muito a ilha em si, e amamos!

Klein Curaçao

Após o retorno do passeio, ali mesmo em Caracas Bay, seguimos mais ao sul e encontramos um forte, não muito conhecido, no qual entramos para algumas fotos, claro. De cima do forte é possível ver boa parte de Curaçao e a vista é linda.

Dia 5: Playa Cas Abao e Playa Porto Marie

A Playa de Cas Abao e Porto Mari também são uma das mais conhecidas e não poderiam ficar de fora do nosso roteiro em Curaçao.

Nos despedimos da nossa casinha e com as malas no carro, começamos o dia em Cas Abao. Essa é uma praia que fica em Westpunt e caso não esteja hospedado por lá (como estávamos) recomendamos que saiam de Willestamd no máximo às 9:00 para chegar em um bom horário.

Cas Abao é excelente para ser feita no mesmo dia que Porto Marie, pois são muito próximas. Ambas são praias particulares, a estrutura da Porto Marie é um pouco melhor pois possui um excelente restaurante na praia, já Cas Abao é um estilo mais roots, porém a natureza dela é incrível.

Cas Abao

Para entrar na praia de Cas Abao é necessário pagar U$6,00 por carro, porém é possível ficar o dia inteiro.

Dica: leve seu cooler com lanchinhos e bebidas e passe um bom tempo lá.

Após o almoço partimos para Porto Marie para encontrarmos com uns amigos que fizemos durante o passeio a Klein Curaçao.

A praia é linda e possui um deck que pode ser apreciado o por do sol. Para utilizar a praia é necessário pagar U$3,00 por pessoa para o dia inteiro e cada cadeira U$3,00.

Já que esse era o último por do sol na ilha, aproveitamos e ficamos até o último minuto.

Por do Sol – Porto Marie

Hora de voltar para Willemstad e se hospedar novamente no Scuba Lodge Hotel para nossa última noite no país. Devido ao cansaço e a qualidade do restaurante, jantamos novamente no hotel e comemos os mesmos pratos da noite de ano novo (porque amamos!).

Dia 6: Naufrágio Tugboat e Jan Thiel

Último dia em Curaçao, nosso voo partiria às 17:20 mas nós gostamos de curtir tudo até o fim. Acordamos cedo e fomos em direção ao Sul, pois queríamos muito fazer snorkel no Tugboat.

O Tugboat é um barco que foi naufragado perto da praia e hoje muitas pessoas vão até lá para ver a vida marinha que existe ao redor.

Tugboat

Falamos no post dos 10 lugares imperdíveis em Curaçao que esse é um daqueles locais que você deve conhecer. A praia hoje chama-se TugBoat Beach e fica uns 3km depois de Caracas Bay próximo a um estaleiro. Com essa dica não tem erro, pois em todos os lugares que eu lia sobre o naufrágio falava-se Caracas Bay, mas na verdade ali já tem outro nome e tivemos um pouco de dificuldade de acharmos sozinhos.

Chegando na praia você ver uma boia vermelha no mar e ali é a indicação de onde está o barco. Colocamos nossos snorkels e pé de pato e seguimos em direção ao Tugboat que fica exatamente a esquerda da bóia.

A experiência foi incrível e única foi perfeita para finalizar nossos dias em Curaçao com chave de ouro. Muita vida marinha e beleza num local só. Recomendamos muito essa experiência.

TugBoat

Após o snorkel, retornamos ao hotel, tomamos um banho, arrumamos nossas coisas e fomos encontrar com meu irmão e minha cunhada, que estavam chegando na ilha para lua de mel.

Fomos a praia de Jan Thiel, nossa última parada em Curaçao. A praia é particular e tem uma excelente infraestrutura, paga-se U$3,50 por pessoa para entrar mas é possível ficar o dia inteiro.

Nós aproveitamos para conhecer o famoso Zest, onde almoçamos e foi uma grata surpresa. Gastamos U$50,00 o casal no almoço com os lanches e bebidas.

Conversamos bastante, porém era hora de dar tchau ao paraíso, com a certeza de que voltaremos, muito em breve. Seguimos ao aeroporto, entregamos o carro e partimos para o novo destino: Nova York!

Esperamos que esse roteiro por Curaçao tenha ajudado você e se gostou, deixe aqui seu comentário. 🙂

Abs,

Aline Simões.

  • Top